Últimas Notícias

Educação: Escolas iniciam construção de hortas

19/05/17
FacebookTwitterGoogle Bookmarks

185199542980959939692703841883060831579231n

As escolas da área rural têm em sua matriz curricular a disciplina de Educação Ambiental e, por conta desta realidade, o departamento de educação está realizando diversas ações para obter melhores resultados.

A Escola Estadual Antônio Valadares (extensões) e a seis escolas rurais vem desenvolvendo importantes atividades relacionadas a temas ambientais e específicos da vida no campo.

Os estudantes recebem embasamentos teóricos e depois trabalham os elementos nas aulas fazendo com que os mesmos despertem o interesse em temas como agricultura familiar, introdução de hábitos alimentares saudáveis, conscientização sobre problemas ambientais, valorização do homem do campo e seu trabalho, entre outros.

Neste primeiro momento as escolas estão no processo de adequações. Foram feitas reuniões pedagógicas para reformulação dos projetos e encaminhamentos práticos; revitalização, ampliação e mudanças de alguns locais da jardinagem; limpeza, preparação de canteiros, adubação e semeadura de mudas.

Além disso, estão sendo feitas visitas nos espaços das hortas e áreas de produção das escolas, na responsabilidade das equipes do departamento de educação, departamento de meio ambiente e Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), com intuito de conhecer o tamanho das áreas e coletar informações para analisar os trabalhos que poderão ser desenvolvidos.

 

O projeto tem como parceiros a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) e Associações, que colaboram para realização de cursos, oficinas pedagógicas, palestras e acompanhamento técnico.