Destaques

UBS realiza ação em alusão ao "Novembro Azul"

13 / 11 / 2017
FacebookTwitterGoogle Bookmarks

dsc0052

Na manhã desta segunda-feira (13), os funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Samuel Chaia Jacob realizaram uma solenidade em alusão ao “Novembro Azul”, com objetivo de conscientizar a sociedade, em especial os homens, sobre a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata.

O público presente participou de uma palestra que abordou diversos temas, dentre eles, a importância da realização de exames para identificar se a próstata possui alguma anormalidade.

O exame de sangue do PSA (Antígeno Prostático Específico), ultrassom e o toque retal, são as formas pela quais os pacientes podem verificar se há alguma alteração. Estes exames normalmente devem ser realizados 1 vez por ano a partir dos 50 anos de idade, mas quando há histórico familiar de câncer de próstata, a prevenção deve ser feita a partir dos 45 anos.

De acordo com informações do Ministério da Saúde, em 2015, foram registradas 223 mortes por câncer de próstata em Mato Grosso do Sul. Na faixa etária entre 80 anos ou mais foi registrado o maior número de óbitos por conta da doença. O índice de mortes também foi expressivo em homens com idade entre 70 e 79 anos (79 óbitos) e 60 e 69 anos (33 mortes). Já entre homens com 50 e 59 anos foram registradas nove mortes.

Vale ressaltar que a doença tem cura, portanto, a prevenção e o diagnóstico precoce são essenciais para a preservação da vida. Mais informações sobre atendimentos e exames podem ser obtidas pelo telefone (67) 3246-0030.

 

Assessoria de Imprensa