10º Conferência Municipal da Assistência Social

02 / 08 / 2017

205252413299721041149924136127713832923239n

Ontem, segunda-feira (31), foi realizado no Centro Cultural Senador Ramez Tebet a 10ª Conferência Municipal da Assistência Social (CONFEMAS), que teve por finalidade reunir os representantes governamentais, entidades, sociedade civil organizada e trabalhadores da área para avaliar a Política da Assistência Social e deliberar diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).

Na parte da manhã os alunos da Associação Pestalozzi realizaram uma apresentação cultural e, logo em seguida, a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social,
Dilma Gomes da Silva, realizou a leitura do regimento interno que regeu os trabalhos da conferência.

Após a leitura, o técnico Rodrigo da Silva Bezerra realizou a apresentação do "Demostrativo Físico Financeiro Sintético" (DFFS) e do "Diagnóstico da Rede Sócio Assistencial" do município.

A técnica da Secretária de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho, Denise Couto Pottumati, proferiu a palestra magna sobre o tema da conferência, onde falou sobre "Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS".

No período da tarde formou-se um grande grupo para analisar, propor e deliberar novas propostas para serem explanadas os entes federativos (Município, Estado e União). Também foi realizada a eleição dos delegados(as) que irão participar da XII Conferência Estadual de Assistência Social. Nos representantes governamentais os eleitos foram Rodrigo da Silva Bezerra e Joyce Léia Marques (suplente). Na representação da sociedade civil as escolhidas foram Iracema R. Castro e Maria Freitas dos Santos Ferreira (suplente).

Participaram do evento, representando o prefeito Donizete Barraco (PMN), a primeira dama, Dirce Gonçalves, o vice-prefeito, Felipe Salomão (PMDB), o chefe de gabinete, Wailey Rodrigues, o diretor do departamento de promoção social, Marcelo Marques Perez, o diretor do departamento de finanças, Nilson Roberto Peixoto, o diretor do departamento de administração e recursos humanos, Ewerton Fortuna Sant'Ana, o diretor do departamento de educação, Hermes da Silva, o diretor do departamento de serviços urbanos, José Carlos Moraes e a diretora do departamento de saúde, Hermínia Alves de Almeida.

O secretário executivo da frente parlamentar estadual em defesa da assistência social da Assembleia Legislativa, Paulo Ângelo de Souza, os vereadores Ricardinho do Caminhão (PR), Gerson Terra (PT), Zé Paraíba (PRP), Zé Corim (PTB), presidentes de associações, conselheiros municipais e membros da sociedade civil também marcaram presença.